Tecidos bonitos, de diferentes cores e padrões, conferem um pouco de textura e alegria a qualquer decoração, como nenhum outro tipo de acessório decorativo consegue. A variedade de cores e padrões oferece ainda uma grande oportunidade para conjugar com qualquer estilo de decoração específico e tornar todo o ambiente mais harmonioso.
Para ajudar a escolher o tipo de tecidos a usar na decoração pode pesquisar na Internet, revistas, livros, exposições, hotéis, casas de amigos,etc. Visite lojas de tecidos e de decoração para sentir a textura dos tecidos, de forma a avaliar se combinam com o espaço a decorar. Alguns materiais podem combinar na perfeição com certos estilos de decoração, mas ficar mal com outros. Torna-se por isso fundamental fazer uma escolha cuidada, avaliando todas as hipóteses disponíveis.
Escolha os tecidos antes de começar a pintar as paredes da divisão, pois desta forma será mais fácil de combinar ambos. Tenha em atenção a cor de fundo, a intensidade dos tons e o tamanho do padrão. De seguida, pode selecionar outros tecidos de padrões pequenos e até de diferentes texturas, mas todos dentro da mesma gama de cores. Outra opção é seguir sempre o mesmo padrão, mas utilizá-lo na decoração em diferentes tamanhos. Os tecidos podem ser usados em cortinas, toalhas, capas de almofadas, sofás, etc.
Os tecidos para estofos na decoração devem estar de acordo com a função da divisão. Materiais delicados como sedas e rendas não são propriamente indicados para divisões muito usadas. Em casas com crianças e animais de estimação, a melhor escolha recai sobre tecidos mais resistentes e com maior resistência a nódoas e rasgões. Quando estiver a comprar este tipo de tecidos, se não estiverem expostos peça sempre uma amostra do tecido para poder confirmar a sua qualidade antes de fazer a sua compra. Se possível leve a amostra para casa, de forma a ver com exatidão como fica no espaço que está a decorar.
Tenha o cuidado de coordenar, não apenas as cores e padrões, mas também brilhos e texturas. Não convém sobrecarregar uma divisão com demasiados brilhos e padrões. O ideal é combinar estes tecidos mais luxuosos com texturas e tons mais sóbrios, para que a divisão não pareça demasiado cheia ou desorganizada.
Fuja do normal e arrisque. Utilize tecidos em lugares que ninguém está à espera. Coloque um pouco de tecido por detrás de uma prateleira, para que fique com um fundo bonito e original ou faça bonitos quadros com padrões arrojados e muito criativos. Porque não forrar a cabeceira da cama com um tecido dos tons da decoração do quarto ou até mesmo forrar o topo de uma mesa de apoio com um pouco de tecido com uma agradável textura? Dê asas à sua criatividade.
Fonte: Decoração de Apartamentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário