quarta-feira, 30 de maio de 2012

Decoração com estilo contemporâneo


O estilo contemporâneo prima pela simplicidade, organização e harmonia completa entre todos os elementos decorativos.  Muitas vezes confundido com o estilo minimalista ou moderno de decoração, na realidade é bem diferente  no sentido em que pode dar mais profundidade e calor a um ambiente, em vez de o tornar impessoal e frio.



O estilo de decoração contemporâneo faz uso de elementos em madeira e tecidos com texturas, tornando o ambiente muito mais acolhedor e convidativo. O uso da cor deve ser mais visível em elementos decorativos como vasos, almofadas e cortinas e não nas paredes e peças de mobiliário, que se devem manter neutras.


Na arrumação dos móveis, evite a desordem e dê prioridade à organização. Prefira colocar elementos decorativos afastados uns dos outros e crie algum espaço entre eles. Lembre-se que quanto mais espaço entre os móveis, mais destacados eles ficam, além de criar a ilusão de um ambiente maior.


Os pavimentos devem ser superfícies simples e lisas, na mesma linha de design que o resto dos elementos decorativos presentes no espaço. Se optar por pisos como carpetes e tapetes, então dê preferência aos de fibras naturais e com padrões geométricos.

Use e abuse de focos de luz, linhas simples e formas geométricas, seguindo uma cartela de cores do branco ao preto, passando pelos terrosos.


Fonte: Decoração de Apartamentos

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Decoração tropical para a sua casa


O estilo tropical de decoração é casual, e faz uso de materiais naturais como vime, bambu, sisal, palha, entre outros para conferir um ambiente quente e de grande conforto. As ventoinhas no teto e as madeiras são marca registrada deste estilo, assim como as plantas, tanto verdadeiras como artificiais. O fundamental é que traga para o interior da casa elementos que nos lembrem da natureza e do calor dos trópicos.


Cores e texturas

As cores do céu e do mar, assim como da areia e do verde da selva são as escolhas principais para a paleta de cores a usar neste tipo de decoração, em combinação e harmonia com elementos naturais como a madeira. Tons neutros como marfim, bege, castanho café e amarelos mais torrados ou suaves são a base perfeita para iniciar a decorar com esta temática. Diferentes tons de verde também desempenham um papel importante para conseguir um ambiente tropical mais acolhedor e convidativo.

Combine as diferentes cores com padrões e texturas que remetam para a natureza, como flores, plantas, árvores ou até elementos marinhos. Arremate toda a decoração com cores mais escuras como castanho escuro, preto e vermelho.


Mobiliário e acessórios decorativos

Conforto é a palavra de ordem quando falamos em mobiliário para uma decoração em estilo tropical. Os móveis da sala de estar, por exemplo,  são geralmente grandes e selecionados com vista no conforto e utilidade. Peças em vime, bambu, ferro e sisal também encaixam com perfeição em ambientes deste tipo. Mobiliário em madeira, de tom natural ou mais escuro, é também uma boa opção para conferir um ambiente tropical.


Se por outro lado, o seu objetivo é trazer um ambiente mais de praia e menos verde natureza, então dê preferência igualmente aos materiais naturais, como cestas de vime, palha ou madeira clara, mas abuse de acabamentos rústicos e objetos de artesanato que remetam para a tonalidade areia ou azul do mar. A paleta de cores sempre em tons claros, branco, tons de bege e azuis pálidos é a melhor opção neste caso.


Por fim, o uso de plantas de maiores dimensões é absolutamente obrigatório, pois quando pensamos no estilo de decoração tropical é o que nos vem imediatamente à mente! Adicione algumas variedades de palmeiras para decorar cantos da casa. Tenha sempre o cuidado de escolher locais adequadamente iluminados, de acordo com as necessidades de cada planta. No caso de divisões mais escuras você pode optar por plantas artificiais, hoje em dia encontramos à venda alguns modelos bastante fieis e realistas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas para criar um home office



Com todo o tipo de equipamento moderno, papéis, documentos e outros apetrechos, é difícil imaginar que dá para manter um escritório organizado e funcional dentro de casa. Mas  com algumas dicas e truques simples é possível ter o seu home office com tudo o que você precisa, sem que o caos tome conta.

Se você tiver um quarto sobrando, é o lugar perfeito para montar o escritório. O espaço, a organização e a iluminação do ambiente são essenciais para aumentar a sua eficiência e reduzir o estresse do trabalho.

Primeiramente, adquira o mobiliário adequado, que lhe permita arrumar todos os aparelhos eletrônicos (como computadores, monitores e impressoras) e que ao mesmo tempo lhe permita ter uma área de trabalho confortável e funcional. Lembre-se que a palavra de ordem aqui é a funcionalidade. As prateleiras e espaços com nichos embutidos são uma boa pedida.

Outra regra de ouro fundamental para manter o seu escritório sempre organizado é evitar misturar na sua área de trabalho assuntos pessoais com assuntos do trabalho. Não arrume papelada doméstica, como contas, catálogos, folhetos de viagens e outros itens pessoais, que podem vir a ser um fator de distração. Misturar negócios e questões pessoais numa  mesa de trabalho resulta em perda de tempo e menor eficiência.

  
Aproveite ao máximo a altura das paredes. Estantes mais altas para os itens que são usados com menor freqüência são uma excelente opção para maximizar o espaço no seu escritório em casa. E se a sua casa é pequena e o espaço do escritório for dividido com outro cômodo, como por exemplo um quarto, então opte por mobiliário e acessórios que se tornem pouco visíveis, que se mesclem na decoração.


Fonte: Decoração de Apartamentos

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Decoração para um casal



Quando um casal finalmente encontra a casa dos seus sonhos é chegada a hora de se preocuparem com a decoração da mesma. Nesta importante etapa das suas vidas é fundamental que a nova casa reflita a personalidade e gostos do casal, mas que também seja confortável e acolhedora para este e para os seus convidados. Sendo a casa partilhada é preciso ter em consideração que cada elemento do casal terá os seus próprios gostos e preferências, sendo por isso absolutamente essencial chegar a um consenso, de forma a criar um espaço harmonioso para ambos.

Sabemos que por vezes é difícil deixar de lado os nossos gostos e ceder àquilo que os outros também gostam, mas a vida em casal é mesmo assim, partilhar! Isto significa que o casal tem pela frente a tarefa de conseguir conciliar de forma harmoniosa diferentes estilos de decoração, preferências e ideias. Combine estilos pessoais quando possível e tente criar zonas individuais e personalizas para cada um, como por exemplo um recanto de leitura, um quarto de manualidades ou uma sala de mídia e jogos. Estes espaços vão permitir que cada elemento do casal acabe por ter o seu próprio recanto no interior da casa que é partilhada por ambos, mantendo-se assim locais privados para cada um.

Muitos casais em inicio de vida e que adquiriram a sua primeira casa recentemente têm um orçamento limitado para decorações e outras obras. Por essa razão, é conveniente que vá adquirindo os diversos elementos para a decoração conforme o orçamento o permite, de forma a garantir que realmente compra aquilo que tem significado para si e não apenas o que é mais barato. A compra de  mobiliário, por exemplo, exige grande esforço financeiro por parte de um casal, devendo por isso ser encarada como um investimento a longo prazo. Por isso, opte por peças versáteis e que se adaptem a vários estilos de decoração e com as quais consiga conviver durante diversos anos.

Independentemente do rumo que a sua vida levar, entre as suas memórias irá ficar sempre a sua primeira casa. Sendo assim, certifique-se que a experiência é enriquecedora e agradável para ambos as partes envolvidas. Tome decisões arrojadas em casal e que os torne felizes e, acima de tudo, não tenha medo de experimentar com padrões, texturas e cores. Lembre-se, decorar uma primeira casa é um experiência única e, por isso, deve dar asas à sua imaginação e criatividade, criando ambientes de sonho, para os quais anseia retornar após um cansativo dia de trabalho.

Fonte: Decoração de Apartamentos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Decoração branca para a cozinha



Muitas pessoas optam por decorar as suas cozinhas em cor branca ou simplesmente com eletrodomésticos desta cor, com o objetivo de conseguirem um ambiente mais limpo, amplo e sereno. Por ser uma cor fria e completamente neutra, combina bem com qualquer estilo de decoração, desde o mais tradicional ao mais moderno, adaptando-se desta forma também a um número mais abrangente de pessoas e de gostos.

Uma cozinha completamente branca não significa que a decoração está desprovida de interesse. O segredo está em conseguir criar impacto não através da cor, mas sim através do design escolhido. Por exemplo, o uso de texturas no pavimento dão mais profundidade à decoração e chamam à atenção para esta importante, mas muitas vezes esquecida, zona da divisão. Por outro lado, pode optar por armários de cozinha com partes espelhadas, transparentes e bem iluminadas, que destacam as suas bonitas louças de refeição e utensílios culinários.  

Talvez uma das combinações mais populares, o preto e branco é ideal para a decoração de cozinhas contemporâneas e menos tradicionais. Adicione alguns acessórios prata, como por exemplo eletrodomésticos em aço inoxidável, para um visual ainda mais moderno. Se quiser optar por um visual mais tradicional, então coloque um piso cerâmico ou em vinil, de lavagem fácil e de padrão geométrico em branco e preto.

A iluminação também desempenha um papel importante na atmosfera que pretende conferir à sua cozinha. Se quer manter-se fiel à decoração em preto e branco, pode optar por colocar um candelabro preto, com pequenos cristais, como luz central e para conferir uma atmosfera mais clássica ao espaço.

Outra combinação também muito popular neste estilo de decoração de cozinhas é o branco com toques de vermelho. Embora o vermelho seja muitas vezes associado à fúria e à paixão, quando combinado com cores mais neutras, como o branco, torna-se mais sóbrio e até estimula o apetite. Esta é uma das principais razões que levam os restaurantes a usarem vermelho nas suas decorações. Você pode ainda combinar uma cozinha branca com outra cores, utilizando estas diferentes tonalidades em acessórios, traços arquitetônicos e tecidos.

Fonte: Decoração de Apartamentos

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como decorar o apartamento com cores relaxantes



As cores com que você decora o apartamento podem afetar o seu estado de espírito e a forma como os seus convidados, família e amigos se sentem dentro de cada divisão. As cores frias, tipicamente encontradas na natureza, como o azul do mar, são normalmente encaradas como cores mais tranquilas e relaxantes. Entre este tipo de cores podemos encontrar os tons leves de azul, verde, violeta e bege. Combinar estas cores com tons neutros, tais como creme ou cinza, proporciona dias mais tranquilos e sossegados no refúgio do seu lar.

Em primeiro lugar escolha o esquema de cores que pretende para casa divisão do apartamento. As cores consideradas frias ( s azuis, os verdes e os roxos, por exemplo) são muitas vezes associadas a um estado de tranquilidade maior que as cores quentes (os vermelhos, os laranjas e os amarelos, por exemplo). Contudo, algumas cores de tom mais quente (como os castanhos achocolatados e os vermelhos ricos) também podem ser bastante relaxantes, quando utilizadas da forma correta.

Depois de escolher um esquema de cores, selecione uma em concreto para ser a cor dominante do espaço. Sugerimos esquemas de cores com vários tons de azul claro, combinados com branco, cinza, azul ou em alternativa  tons de verde combinados com cinza claro. Pinte as paredes na cor que você escolheu para ser a cor dominante de cada divisão. Destaque pequenos traços arquitetônicos relevantes ou áreas à sua escolha de uma cor neutra como cinza, branco ou bege.

Adquira mobiliário (ou recicle o que já tem) que complemente o esquema de cores escolhido. Móveis de madeira mais clara ficam especialmente bem com esquemas de cores mais claras, enquanto que o uso de móveis mais escuros complementa decoração em tons mais escuros. O azul é provavelmente a cor mais utilizada na decoração de quartos relaxantes, em grande parte devido à sua fama de acalmar o espírito e por ser do agrado de ambos os sexos. Opte por escolher um tom de azul que ilumine a divisão durante o dia, mas que não seja muito brilhante durante a noite.

Adicione acessórios à decoração. Os acessórios conferem mais vida e cor a qualquer espaço. Coloque novas cortinas no quarto e almofadas na sala. Para o banheiro adquira acessórios de higiene em cores frias ou neutras e toalhas fofas que complementem as tonalidades presentes na decoração do espaço. Na cozinha, utensílios de cores neutras também são uma excelente aposta. O fundamental na decoração de cada divisão, com o objetivo de tornar mais relaxante e tranquila, é que os acessórios devem ser de cores que combinem com o esquema de cores escolhido ou cores neutras como bege, cinza e branco.

Fonte: Decoração de Apartamentos

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dicas para decorar com tecidos



Tecidos bonitos, de diferentes cores e padrões, conferem um pouco de textura e alegria a qualquer decoração, como nenhum outro tipo de acessório decorativo consegue. A variedade de cores e padrões oferece ainda uma grande oportunidade para conjugar com qualquer estilo de decoração específico e tornar todo o ambiente mais harmonioso.

Para ajudar a escolher o tipo de tecidos a usar na decoração pode pesquisar na Internet, revistas, livros, exposições, hotéis, casas de amigos,etc. Visite lojas de tecidos e de decoração para sentir a textura dos tecidos, de forma a avaliar se combinam com o espaço a decorar. Alguns materiais podem combinar na perfeição com certos estilos de decoração, mas ficar mal com outros. Torna-se por isso fundamental fazer uma escolha cuidada, avaliando todas as hipóteses disponíveis.

Escolha os tecidos antes de começar a pintar as paredes da divisão, pois desta forma será mais fácil de combinar ambos. Tenha em atenção a cor de fundo, a intensidade dos tons e o tamanho do padrão. De seguida, pode selecionar outros tecidos de padrões pequenos e até de diferentes texturas, mas todos dentro da mesma gama de cores. Outra opção é seguir sempre o mesmo padrão, mas utilizá-lo na decoração em diferentes tamanhos. Os tecidos podem ser usados em cortinas, toalhas, capas de almofadas, sofás, etc.

Os tecidos para estofos na decoração devem estar de acordo com a função da divisão. Materiais delicados como sedas e rendas não são propriamente indicados para divisões muito usadas. Em casas com crianças e animais de estimação, a melhor escolha recai sobre tecidos mais resistentes e com maior resistência a nódoas e rasgões. Quando estiver a comprar este tipo de tecidos, se não estiverem expostos peça sempre uma amostra do tecido para poder confirmar a sua qualidade antes de fazer a sua compra. Se possível leve a amostra para casa, de forma a ver com exatidão como fica no espaço que está a decorar.

Tenha o cuidado de coordenar, não apenas as cores e padrões, mas também brilhos e texturas. Não convém sobrecarregar uma divisão com demasiados brilhos e padrões. O ideal é combinar estes tecidos mais luxuosos com texturas e tons mais sóbrios, para que a divisão não pareça demasiado cheia ou desorganizada.

Fuja do normal e arrisque. Utilize tecidos em lugares que ninguém está à espera. Coloque um pouco de tecido por detrás de uma prateleira, para que fique com um fundo bonito e original ou faça bonitos quadros com padrões arrojados e muito criativos. Porque não forrar a cabeceira da cama com um tecido dos tons da decoração do quarto ou até mesmo forrar o topo de uma mesa de apoio com um pouco de tecido com uma agradável textura? Dê asas à sua criatividade.

Fonte: Decoração de Apartamentos

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como renovar os acessórios da sua casa



Em vez de investir tempo e dinheiro numa renovação total da casa, talvez seja uma boa alternativa começar a considerar fazer algo com os acessórios decorativos que já dispõe. Uma atualização dos acessórios pode ajudar a refrescar o ambiente da sua casa, melhorar o seu lado funcional e conferir novos focos de atenção ao seu interior. As possibilidades são infinitas e certamente irá ficar mais econômico do que uma decoração exaustiva e demorada. Comece por ver o que tem em casa antes de se precipitar em novas compras, pois irá ficar surpresa com todas as potencialidades dos acessórios que já possui!

Analise detalhadamente a decoração existente na casa. Descubra que pontos podem ser melhorados e o que está perturbando harmonia no ambiente.Por exemplo, você pode tentar reorganizar os móveis de cada divisão ou os acessórios decorativos nas paredes e mesas, de forma a criar mais espaço e facilitar a passagem. Identifique as peças que não combinam com o estilo de decoração que pretende ou que estão o tornando muito pesado. Por exemplo, um tapete escuro numa divisão pequena pode não favorecê-la. Este tipo de acessórios é que se tornam os candidatos perfeitos para uma renovação.

Poupe dinheiro reciclando acessórios decorativos antigos ou faça você mesmo alguns projetos manuais. São este tipo de acessórios que muitas vezes imprimem maior personalidade e um cunho pessoal à sua casa, tornando-a única e original. Lembra da coleção à qual se dedica há tantos anos e de que tanto orgulho tem? Porque não expor numa bonita vitrine para todos apreciarem? É uma excelente opção para imprimir um pouco da sua personalidade na decoração e dar- um look único. 

Não se esqueça também de adicionar pequenos pormenores originais à decoração e disponha os acessórios decorativos de forma totalmente inesperada. Por exemplo, em vez de colocar os livros todos alinhados na estante, porque não colocá-los deitados em grupos com um pequeno acessório decorativo no topo? Lembre-se que a decoração de qualquer espaço deve revelar também um pouco da sua personalidade, por isso dê largas à imaginação e à sua criatividade.

Fonte: Decoração de Apartamentos

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Decore o apartamento com espelhos



Utilizar espelhos é uma forma bastante eficiente e prática de criar a ilusão de maior amplitude e luminosidade num determinado espaço. O seu uso é especialmente útil na decoração de apartamentos pequenos, em que é necessário criar a ideia de um espaço de maiores dimensões. 

Ampliar um espaço mais estreito – Na realidade trata-se de criar a ilusão que o espaço é mais amplo e com um espelho bem posicionado este efeito é fácil de conseguir. É especialmente útil em espaços como corredores, normalmente estreitos e com pouca luminosidade.

Acessórios decorativos baratos – Espelhos mais imponentes e antigos podem ser muito caros, mas que opções mais econômicas devem ser tidas em conta para quem possui um orçamento mais limitado para a decoração do apartamento.  Se quiser, ainda assim, manter uma decoração mais clássica, então opte apenas por adquirir uma moldura ou estrutura de estilo vintage, adicionando um simples espelho que pode facilmente adquirir num antiquário.

Atenção à proporção – Cuidado com as proporções. Não faz sentido colocar um espelho muito pequeno no meio de uma parede de maiores dimensões. O ideal é que escolha um espelho que tenha as dimensões adequadas para o mobiliário ou zona onde irá ficar colocado.

Brinque com superfícies refletoras – Não são apenas os espelhos que podem ser utilizados para criar maior amplitude ou luz num espaço. Também outro tipo de superfícies e materiais podem ser muito eficazes neste aspecto. Use e abuse de mosaicos em materiais espelhados, especialmente em locais do apartamento que podem ganhar nova vida com um pouco mais de brilho.

Os espelhos não são apenas para as paredes – Embora seja esta a sua utilização mais frequente, a verdade é que pode colocar espelhos em quase todas as superfícies do seu apartamento, criando desta forma superfícies refletoras e glamourosas. 

Fonte: Decoração de Apartamentos

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como organizar os armários da cozinha



A cozinha é  conhecida por ser uma das divisões da casa mais movimentadas e utilizadas. É a área  onde se prepara a as suas refeições e onde frequentemente convive em família ou com amigos próximos. Por estas razões deve estar sempre bem decorada e organizada, de forma a tornar-se uma área agradável, mas também funcional.

Parte da organização da cozinha começa na arrumação dos próprios armários, que servem para guardar todos os utensílios necessários às tarefas diárias deste importante espaço da casa. Contudo, mantê-los sempre bem organizados pode ser uma tarefa árdua, para alguns até quase impossível, mas à qual deve dar prioridade se pretende ter uma cozinha confortável e acolhedora.

Abra as gavetas e armários e coloque de lado tudo o que não usa há anos. Tudo o que ocupe espaço e não seja usado não precisa estar na cozinha. Evite ter mais do que um utensílio para a mesma função. Desta forma você consegue ganhar espaço extra para aquilo que realmente usa e lhe faz falta. 

Uma vez escolhidos os itens que fazem falta e pertencem a cozinha, chega a hora de passar à organização propriamente dita. Agrupe itens semelhantes num mesmo espaço. Cada utensílio deverá ser guardado e separado de acordo com a sua utilidade, frequência de utilização e função. Este sistema serve também para guardar alguns alimentos de pequenas dimensões, como especiarias ou até chás.

Fonte: Decoração de Apartamentos

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como escolher a cama perfeita para um quarto de hóspedes



Um quarto de hóspedes deve ser acolhedor, mas sobretudo confortável. Por essa razão, a escolha da cama é uma das etapas de decoração deste espaço, com a qual você deve ter mais cuidados. Ninguém quer passar uma noite em branco numa cama desconfortável. Mas, dependendo do espaço disponível que tem na sua casa, assim como do seu orçamento, escolher a cama de  hóspedes perfeita vai envolver encontrar um equilíbrio entre valor e funcionalidade.

Antes de se dedicar a esta etapa você precisa de definir inicialmente em que espaço ela irá ficar, pois pode fazer toda a diferença em relação ao estilo, tamanho e funcionalidade da mesma. Dê uma volta pela casa e defina qual o melhor espaço para o quarto de hóspedes. Evite que este fique localizado perto das áreas de convívio ou mais utilizadas, mas com acesso fácil a um banheiro.

É costume trazer muitos familiares para dormir em sua casa ou apenas alguns convidados, uma a duas vezes por ano? A resposta a esta simples pergunta vai fazer toda a diferença na hora de adquirir a cama mais apropriada, pois o tipo de necessidade é bem divergente. Para quem não recebe muitos hóspedes na sua casa, um simples e confortável sofá cama poderá ser tudo que é preciso, além de ser também muito prático e multifuncional.

O maior erro que podemos fazer ao decorar um quarto de hóspedes é adquirir uma cama pelo seu preço e não pela sua qualidade. Sabemos que a tentação de adquirir uma cama barata é enorme, mas tenha sempre em atenção o conforto dos seus hóspedes. Dê sempre preferência a comprar uma cama com bom suporte, mas que ainda assim tenha um preço acessível. Tenha também alguma cautela com a escolha do colchão, que não deve ser nem muito mole, nem muito duro.

Fonte: Decoração de Apartamentos

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Como decorar uma sala Multimídia



Criar um espaço próprio para multimídia numa casa é a forma perfeita para criar também uma divisão onde a família e os seus convidados podem passar algum tempo de convívio e diversão. Ela pode ser uma divisão de extrema elegância ou simplesmente um espaço onde o conforto é o mais importante.

Certamente na sua casa existem TV’s, vídeo game, leitores de DVD ou Blu-Ray e, por isso, faz todo o sentido que se preocupe em decorar uma divisão da casa que reúna todos estes aparelhos e suas potencialidades.

Se quiser criar um ambiente mais intimista e semelhante ao de um cinema, opte por pintar as paredes e o teto de cores mais escuras. O mobiliário também deverá ser predominantemente  nestes tons. Um ambiente mais escuro irá permitir que as imagens e cores da TV sobressaiam, sendo melhor e mais agradável para quem está assistindo. Escolha tons de vermelho, preto, azul e marrom.

Não se esqueça de adquirir mobiliário confortável e que lhe permita usufruir melhor de toda a experiência. Sofás e poltronas confortáveis são essenciais para que você se sinta bem no interior da divisão, assim como mesas de apoio para bebidas, comida ou outros elementos.

Opte por uma iluminação mais sutil na sala multimídia e certifique-se que a luz natural é bloqueada, por cortinas ou outros sistemas, no momento em que vai assistir a um filme ou jogar um vídeo game, por exemplo. Arandelas ou apliques de parede com reguladores de intensidade de luz também são perfeitos para este tipo de situações.

Fonte: Decoração de Apartamentos

quarta-feira, 2 de maio de 2012

10 dicas de Nina Horta para receber bem em casa



Receber os amigos em casa pode sair caro. Uma ocasião cada vez mais rara para quem não lança mão de uma certa simplicidade. Por isso, vale acompanhar as dicas da crítica gastronômica Nina Horta. Proprietária de um buffet, Nina conhece bem os atalhos para fazer bonito como bom anfitrião. 

1)    Não invente. Evite testar novas receitas se você for cozinhar. Prepare o que sabe fazer – ainda que seja uma bela macarronada; 

2)    Por mais que a receita venha a ser simples, os ingredientes têm que ser de primeira qualidade;

3)    Pratos de forno são recomendáveis. Podem ser feitos com antecedência e não dão trabalho na finalização;

4)    Se não há lugar para todos se sentarem à mesa, prefira disponibilizar pratos fundos – isso proporciona mais comodidade aos convidados; 

5)    Prefira refeições que dispensem o uso da faca, como risotos e massas. 

6)    Substitua os canapés por uma bela salada com queijo de búfala. Um tabule também é uma opção.

7)    Em recepções com menos de 30 convidados, não é necessário contratar o serviço de bufê gelo. Mas vale, para quem puder, contratar uma copeira para retirar os pratos da mesa e deixar a cozinha em ordem.

8)    Sempre use o melhor jogo de jantar, os melhores talheres e as melhores taças. Opte por guardanapo de tecido. 

9)    Nunca vá além das suas possibilidades. Se só pode servir cerveja, vá de cerveja. Distribua pela casa baldes com latinhas encaixadas no gelo. 

10)    Se o jantar é mais informal, não é grosseria pedir aos convidados que tragam algo para o jantar – uma bebida ou uma sobremesa são bem-vindos.

Fonte: Blog Cyrela